(...)Os sacerdotes não têm uma doutrina na qual se formam, não há um dogma. Eles
executam os atos do culto, mas não propagam ensinamentos. Há famílias
sacerdotais providas de funções hereditárias, particularmente nos cultos de
mistérios (como os Mistérios Eleusianos), e algumas conseguem manter mistérios
muito seus, com suas próprias tradições, sem misturar com a do poder civil. Em
certos santuários, nessas famílias, e nas associações de culto (thiases)
conservam-se narrativas orais secretas, que eram locais, não havia uma doutrina
comum a todos os gregos. (...) - Ferdnand Robert

Muitos dentre os que escolhem o paganismo, normalmente estão buscando algum tipo de status, ou tentando mostrar aos outros o quanto são diferentes, ou mesmo pessoas que procuram por aceitação por algum tipo de necessidade psicológica. É comum notarmos nesse meio muita gente carente, ou pessoas que esperam na magia e feitiçaria encontrar uma muleta, uma solução fácil e simples para seus problemas, para os seus dilemas. O que é uma pena, porque essas pessoas muitas vezes não vêem que o paganismo é um caminho para os fortes.
Vivemos numa época estranha, onde o cristianismo tomou nossa sociedade de tal forma, que somos ainda marginalizados, mesmo praticando nossas religiões num país onde o culto é livre e defendido por lei como o Brasil. É cansativo para nós que tivemos um chamado dos deuses pagãos ter de conviver com o preconceito, com a discriminação e tantas outras pequenas coisas cotidianas que só um pagão sabe na pele o que são. Vivemos numa sociedade maluca e que carece de valores.
Nós, em especial, por afinidade ou chamado, somos reconstrucionistas da religião helênica e temos por disposição escrever nesse blog experiências pessoais e de culto, para que assim possamos divulgar o Helenismo, trazer mais informações a respeito dos deuses gregos e de como, nós “Helênicos”, levamos nossas vidas cotidianas nesse mundo moderno, vivendo perfeitamente bem com nossos deuses (dos Helenos) e tornando-nos melhores como pessoas. Não estamos aqui dizendo “verdades absolutas” e tampouco sendo porta-voz da religião helênica, ao contrário, estamos aprendendo e praticando, buscando entender nossa própria fé e nosso próprio ser por intermédio de nossa religião. Nós estamos buscando conhecer a nós mesmos e nossa religião é nosso apoio para isso.
A Thiases como chamamos, ou Tíasos, como preferir, é ainda um pequeno grupo onde praticamos e estudamos o Helenismo por intermédio de companheirismo e fraternidade, buscamos em grupo crescermos como indivíduo e dar força ao culto aos Antigos Deuses Gregos, a quem chamamos de nossos deuses. Por meio de nossas experiências vamos compreendendo aos poucos a fé dos antigos povos e nos transformando e nos moldando para viver da melhor maneira possível e não para salvar nossas almas. Com meus irmãos tenho aprendido muito, por meio de nossas experiências mágico-religiosas, por meio de nossas experiências sociais, há sempre um meio de aprender ser melhor. E é essa nossa pré-disposição, trazer de volta o culto aos antigos deuses gregos, nos tornarmos melhores e crescermos em grupo por qualidade e não em quantidade.

“Que Zeus inefável e Dionísio Três Vezes Revelador, nos infernos, na terra e no
céu, sejam propícios a tua mocidade e que vertam em teu coração a ciência dos
deuses”. – Benção Órfica.


0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores